Ementas

DISCIPLINA / DOCENTE

EMENTA

Filosofia do Direito: pragmatismo jurídico e direitos humanos.

LINHA 1

(Lecionada pelo Prof. Adrualdo de Lima Catão)

 

A FILOSOFIA DO DIREITO; JUSNATURALISMO; HISTÓRIA DO POSITIVISMO JURÍDICO; CONSTITUCIONALISMO E DIREITOS HUMANOS; TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DO DIREITO E DA JUSTIÇA; HERMENÊUTICA E PRAGMATISMO JURÍDICO;

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Direito Penal Constitucional

LINHA 1

(Lecionada pelo Prof. Alberto Jorge Correia de Barros Lima)

Direito Penal. Direito Penal Constitucional: As relações avançadas entre Direito Penal e Constituição. Os princípios constitucionais penais e os mandamentos de criminalização. Entre a mínima intervenção e a expansão penal: Teorias da intervenção mínima e teorias expansionistas. Constituição, Funcionalismo e Garantismo Penal.   

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

 

Direito Internacional Público - Contexto econômico global, político estatal... e as consequências jurídicas para o indivíduo

 

(Lecionada pela Profa. Alessandra Marchioni)

 Objetivos:

1) Geral: organizar uma reflexão sistemática que relacione a temática do contexto global econômico associada ao protagonismo estatal, como sujeito de direito internacional, verificando as consequências que essa nova ordem mundial imprime aos povos e às populações humanas.
2) Específicos: aprofundar a reflexão sobre temas importantes da geopolítica e economia internacionais (processo histórico econômico da globalização, suas raízes na modernidade, e os parâmetros político-jurídicos que estruturaram a denominada nova ordem mundial (pós-modernidade?), incluindo análise de certas instituições como os organismos internacionais e blocos econômicos e os tratados internacionais; estudar os principais elementos formadores dos Estados, com enfoque à manifestação soberana: legitimidade e poder de decisão; averiguar as principais consequências humanas decorrentes, na perspectiva jurídica os sistemas internacionais de proteção do indivíduo: promoção, garantia e controle, a partir da compilação dos fatos relatados na imprensa.

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Direitos Sociais, Difusos e Controle Judicial das Políticas Públicas

Disciplina Obrigatória

(Lecionada pelo Prof. Andreas Joachim Krell)

 

I. Os direitos fundamentais na era do Neoconstitucionalismo. 2. Aplicabilidade e efetividade dos direitos fundamentais sociais e difusos. 3. Entre regras e princípios: a nova hermenêutica constitucional. 4. Administração pública, políticas públicas e controle judicial.

  Plano da Disciplina disponível no link PLANO. 

Processo e Decisão Jurídica

LINHA 3

(Lecionada pelo Prof. Beclaute Oliveira Silva)

 Constituição analítica e a cadeia de influência no processo de decisão jurídica. Cognição e devido processo legal. Estruturas lógicas e decisão jurídica. Precedentes no Brasil e sua influência no processo de decisão jurídica. Prova e processo. Petição inicial, resposta do réu, recurso como decisão jurídica. Decisão sobre o fato e sobre direito? Constituição lingüística. Dialogismo e a produção judicial do direito.

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO. 

Criminologia, política criminal e direitos fundamentais.

LINHA 1

Profa. Elaine Cristina Pimentel Costa 

 

Unidade 1 – A Criminologia e sua evolução como ciência. Unidade 2 – Teorias criminológicas. Unidade 3 – Política criminal e direitos fundamentais. 

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Constituição e Processo

LINHA 3

(Lecionada pelos Prof. Francisco Wildo e Prof.  Frederico Wildson da Silva Dantas).

 EMENTA. O fenômeno processual e os institutos que o integram. Imprescindível revisão de conceitos para o exame do tema do curso. A JURISDIÇÃO E A CONSTITUIÇÃO O Poder Constituinte e a Constituição como norma. Conceito. Natureza. Limites. A Jurisdição Constitucional. Conceito. Natureza. Relações entre o político e o jurídico. O Tribunal Constitucional. Evolução histórica. Conceito. A questão da exigência de um Tribunal Constitucional ad hoc para que exista uma jurisdição constitucional. O STF brasileiro como Tribunal Constitucional A AÇÃO E A CONSTITUIÇÃO. O direito de ação como garantia constitucional. O direito constitucional de ação e o direito processual de ação. A tutela constitucional das liberdades: Habeas Corpus e Habeas Data. As ações constitucionais: O Mandado de segurança individual Mandado de segurança coletivo. O Mandado de injunção. As ações próprias da jurisdição constitucional. Conceito. Natureza. Características. Os sistemas de controle de constitucionalidade das leis. Tipos de ação destinadas ao controle de constitucionalidade no Brasil. O PROCESSO E A CONSTITUIÇÃO. Reexame do conceito de processo. O processo e as funções do Estado. As garantias constitucionais do processo. O direito processual constitucional. e o direito constitucional processual. O processo: legislativo: Tipos desse processo. O processo legislativo brasileiro: Emendas à Constituição. Conceito. Natureza. Limites. Lei. Conceito. Distinção entre lei Complementar e Lei Ordinária. Procedimentos. Leis Delegadas e Medidas Provisórias. Conceito. Natureza jurídica da medida provisória (resumo das teorias). Procedimentos. Os limites introduzidos pela EC nº 32/2001. Exame crítico e necessidade de novos aprimoramentos. O processo das ações próprias de controle de constitucionalidade. Conceito. Características. A questão da ambivalência dos efeitos na decisão proferida nas ações destinadas ao controle de constitucionalidade. O procedimento da Lei nº 9.968/99 e da Lei nº 9.882/99).

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.. 

Administração Pública e Democracia

LINHA 2

(Lecionada pelo Prof. Fábio Lins de Lessa Carvalho)

  1 - Evolução do Direito administrativo: no Estado Liberal, no Estado Social e no Estado Democrático. Mudança do perfil da Administração Pública: a passagem para o modelo gerencial.

2 - Crise do Direito Administrativo. Novos discursos e críticas a estes novos discursos.

3 - O Direito Administrativo Regulatório.

4 - Constitucionalização do Direito Administrativo.

5 - Administração pública participativa.

6- Princípios do Direito Administrativo.

7- A nova organização administrativa brasileira.

8- Crise do serviço público no Brasil. Parcerias na Administração Pública Brasileira.

9 – Novas perspectivas para o controle da Administração Pública.

10 - Desafios do Direito Administrativo em relação ao pessoal do setor público.

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.. 

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA

Disciplina Obrigatória.

(Lecionada pelos professores Alberto Jorge, Andreas Krell e Elaine Pimentel)

MÓDULO 1 (Formação Inicial dos Professores) - Professor Alberto Jorge -  EMENTA: As dimensões do conhecimento e o papel do professor. Processos de ensino e aprendizagem.  Ensino e aprendizagem de adultos. O currículo e sua construção: uma tentativa curricular para as Faculdades de Direito.  Significado e importância do planejamento. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Plano da Disciplina disponível em anexo (final da página).

MÓDULO 2 - Professora Elaine Pimentel - EMENTA: 1. Projeto de pesquisa: constituintes e formas de apresentação 2. Textos científicos: tipologia, estrutura, normas de apresentação e formas de divulgação 3. Técnica de elaboração de resumos, glossários e índices, gráficos e tabelas, diagramas e quadros. 

MÓDULO 3 - Professor Andreas Krell - EMENTA:  1.A diferença fundamental entre a metodologia da pesquisa dos operadores do Direito e a metodologia da elaboração de trabalhos acadêmico-científicos na área jurídica. 2.Como conceber uma “interdisciplinaridade” sem entrega da identidade da ciência jurídica: o que o Direito pode (e deve) “aprender” das outras ciências. 3.As posições do participante e do observador da interpretação/aplicação do Direito. 4.A indevida idealizalizção das metodologias de pesquisa adotadas em Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Economia, Psicologia e Antropologia: “tudo é bom menos o Direito”. 5. Os (velhos) problemas das teorias de inspiração marxista com o Direito; a narrativa do Direito como “instrumento dos poderes hegemônicos”; a função emancipatória e libertadora do Direito moderno. 6. A importância de trabalhos acadêmicos dogmáticos para o progresso do Direito; a lenda dos “dogmáticos alienados” da realidade social. 7. O Direito como ciência sui generis; a “juris-prudência” como arte prática; o antigo hiato entre teoria e prática na área do Direito. 8. As ferramentas metodológicas das Ciências Sociais e suas possíveis adaptações no Direito.

Finanças Públicas, Tributação e Cidadania

LINHA 2

(Lecionada pelo Prof. Gabriel Ivo)

  1. Constitucionalismo brasileiro: estudo de questões hermenêuticas referentes à Constituição e à realidade do Brasil, com ênfase em juristas brasileiros;
  2. Federação e Direito Constitucional Estadual: estudo da federação brasileira (inclusive do federalismo fiscal), e do poder constituinte decorrente, como também das competências do Estado-membro;
  3. Tributação, finanças públicas, custos dos direitos, linguagem e método: estudo das receitas públicas (tributárias e não tributárias), bem como da sua aplicação (despesa publica) por meio do orçamento público (atividade financeira do Estado);
  4. Construtivismo lógico-semântico e Norma jurídica: produção e controle:estudo da produção normativa, do texto à norma (inclusive das leis orçamentárias), assim como as formas de controle. 
Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Direitos Humanos Fundamentais

 LINHA 1

(Lecionada pelo Prof. George Sarmento Lins Júnior)

O constitucionalismo contemporâneo é produto das conquistas do Estado Democrático de Direito em direção à liberdade, igualdade e solidariedade – expressões maiores da dignidade da pessoa humana. É fruto das ideias pós-positivistas que reaproximaram o direito da moral, permitindo a construção de um discurso concretizador das prerrogativas constitucionais individuais e coletivas. Caracteriza-se pelo reconhecimento da supraestatalidade dos direitos humanos e pelo controle judicial das políticas públicas. Representa uma profunda mudança de paradigmas da interpretação constitucional, em busca de maior racionalidade das decisões judiciais. Reforça os direitos fundamentais com  a aplicabilidade direta, eficácia vertical e horizontal, força vinculante, inclusão nas cláusulas pétreas e garantias processuais específicas. Tais transformações trouxeram consigo avanços indiscutíveis na metódica constitucional. Abriram caminho para o ativismo judicial e incluíram a sociedade civil no debate jurídico. Mas isso não é tudo. Ainda resta o desafio da efetividade, que só pode ser superado pelo compromisso de expansão dos direitos sociais para todas as camadas da população em forma de fruição das prestações civilizatórias básicas. Esse é objetivo do Seminário 2011: discutir as estratégias de implementação das prestações positivas assumidas pelo Estado Brasileiro na Constituinte de 1988, diante de um quadro de escassez de recursos, corrupção e utilização perdulária do patrimônio público.

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.. 

Direito Civil Constitucional

LINHA 2

(Lecionada pelo Prof. Marcos Augusto de Albuquerque Ehrhardt Júnior)

Estudo da constitucionalização do direito civil brasileiro e seu impacto no desenvolvimento do direito civil. Investigação das categorias fundamentais do direito civil e de sua interlocução com a Constituição.

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Teoria da Constituição no Mundo Globalizado com relevo na América Latina

LINHA 2

(Lecionada pela Profa. Maria da Graça Marques Gurgel)

As Teorias da Constitucionalização sempre se articularam com as forças e idéias do Estado, classicamente colocadas na oposição liberal/social. Não é novidade que, no mundo economicamente globalizado o Direito sofre uma específica diferenciação com reflexos em sérias questões sociais(Faria:2002). No entanto, os novos fundamentos e a responsabilização dos Estados (Neves:2010) chamam à atenção de um constitucionalismo supranacional. O presente curso se debruça na identificação dos discursos e práticas que constituem um  processo ainda inicial, um debate surgido  de graves violações de direitos que apontam a tendência de um novo ativismo judicial das cortes internacionais e um redirecionamento possível do constitucionalismo em torno de valores aparentemente revitalizados pela política.

  Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Direitos Fundamentais do Contribuinte

LINHA 2

(Lecionada pelo Prof. Manoel Cavalcante de Lima Neto)

 

1. Poder de tributar. Justificativas. Separação do poder tributário. 2. Pagamento de tributo como dever fundamental. 3. Direitos fundamentais e tributação. A aplicação doutrinária e jurisprudencial dos direitos fundamentais no campo da tributação. A classificação de direitos e garantias dos contribuintes assegurados na Constituição como direitos fundamentais. A tributação com fonte de custeio dos direitos sociais.

  Plano da Disciplina disponível no link PLANO..

TEORIA GERAL DO DIREITO

Disciplina Obrigatória.

(Lecionada pelo Prof. Marcos Bernardes de Mello)

 Unidade I –1. A teoria geral do direito. 2. Seu âmbito de indagação científica: Teoria da norma, teoria do fato jurídico e teoria da eficácia jurídica. Unidade II – Introdução: o fenômeno jurídico. Unidade III - Teoria da norma jurídica. Unidade IV - Teoria do fato jurídico.

 Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Sociologia Jurídica

LINHA 1

(Lecionada pela Profa. Olga Jubert Gouveia Krell)

Definição e objeto de estudo da Sociologia jurídica como Ciência Social – Direito e Poder na sociedade – História e precursores da Sociologia do Direito – Cientificidade do Direito para a Sociologia jurídica – Ensino da Sociologia jurídica no Brasil – Linhas e representantes atuais da Sociologia jurídica no Brasil – Direito Alternativo e aplicação alternativo do Direito – Pluralismo Jurídico – Participação popular – Acesso à Justiça – Técnicas de Pesquisa em Sociologia do Direito.

 PROGRAMA

 I. A pesquisa sócio-empírica

  1. Fundamentos teóricos da Sociologia do Direito

  2. A Sociologia do Direito no quadro das ciências sociais

  3. A pesquisa sócio-empírica frente à pesquisa jurídica

 II. A pesquisa sócio-jurídica no Brasil

  1. Principais métodos e técnicas de pesquisa

  2. Antecedentes, histórico, principais correntes

  3. A experiência do Grupo Direito e Sociedade

 III. A Crítica dos Anos 70

   1. A Crítica do Direito francesa de Michel Miaille

   2. O pluralismo Jurídico de Boaventura Santos

   3. A Nova Escola Jurídica de Roberto Lyra Filho

IV. Os movimentos alternativos dos Anos 80

   1. Direito Alternativo

   2. Uso Alternativo do Direito

   3. Discussões e perspectivas

  Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

TEORIA CONTEMPORÂNEA DO PROCESSO E DIREITOS FUNDAMENTAIS

LINHA 3

(Lecionada pelo Prof. Pedro Henrique Pedrosa Nogueira)

Teoria Geral do Direito Processual. Neoprocessualismo. Direitos fundamentais processuais. Tutela coletiva dos direitos. Precedentes judiciais. Segurança jurídica. Coisa julgada civil.

 

  Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Direito da Propriedade Intelectual

LINHA 2

Prof. Querino Mallmann

Visão constitucional do Direito da Propriedade Intelectual. O caráter jurídico da propriedade intelectual. A proteção da propriedade intelectual e o Direito Internacional. A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o acordo TRIPS: Direito Autoral e conexos. Marcas; indicações geográficas; Desenhos industriais; Patentes e Mecanismos de tutela dos direitos de propriedade intelectual. Tratados e convenções sobre a propriedade intelectual. A recepção da ordem internacional no ordenamento nacional brasileiro. O TRIPS e a legislação brasileira: Lei 9.279 de 14/05/1996; Lei 9.456 de 25/04/1997; Lei 9.610 de 19/02/1998.   

  Plano da Disciplina disponível no link PLANO.

Direito Empresarial Contemporâneo

LINHA 2

Prof. José Barros

Estudo da constitucionalização e repersonalização do direito empresarial brasileiro nas suas relações, levando à nova interpretação de suas categorias fundamentais e a necessária interlocução com os princípios contemporâneos.

  Plano da Disciplina disponível no link PLANO.