Estudante de Direito é selecionada no Programa de Bolsas Ibero-Americanas

"Participar de um intercâmbio é integrar de forma efetiva os estudos adquiridos, é a busca e troca de informação, é a produção recíproca de conhecimentos", disse a selecionada

19/09/2013 08h53 - Atualizado em 08/09/2020 às 10h32
Estudante de Direito Maria Viviane Valdivino

A Assessoria de Intercâmbio Internacional, divulgou o resultado do Programa Ibero – Americanas e, como o de costume mais uma Estudante da FDA foi selecionada para bolsa de estudos. A escolhida foi Maria Viviane Valdivino, aluna do 8º período do curso de Direito.

O programa de bolsas Ibero-Americanas é a oportunidade na qual a estudante espera para alavancar a sua vida acadêmica. Conhecer uma nova cultura e renomadas Universidades do México foram apenas algumas das influências que fizeram Maria Viviane participar da seleção. “A intenção de participar de um intercâmbio, não é apenas o fato de estudar em outro país, mas de enaltecer o currículo e a vida acadêmica. Contudo, é também a oportunidade de aprender com as diferenças, é buscar perceber o que existe de especial na cultura do outro e trazer para sua realidade um pouco de conhecimento, ou seja, vai me proporcionar enxergar a sociedade com outra perspectiva”, afirmou.

A estudante não esconde sua ansiedade pela chegada desse desafio em sua vida, mas garante estar preparada para as mudanças que surgirão durante esse período distante da família e dos amigos. “Estou muito ansiosa por tudo que pode acontecer, já que não existe a possibilidade de passar pela experiência se eu não tiver o objetivo de encarar o desafio de morar e estudar fora do Brasil. Acredito que vai ser complicado deixar a família, amigos e planos pessoais, mas estou preparada a sentir todas as mudanças que estão por vir, que com certeza, irão requerer de mim empenho, dedicação e responsabilidade, mas creio que serão para o meu benefício, no sentido de amadurecimento como também aprendizado”, ressaltou Maria Viviane.

Segundo Viviane, o Intercâmbio é uma experiência de vida social e acadêmica muito importante, tendo em vista que, além de conhecer outras formas de ensino, também contribuirá no seu conhecimento sobre muitas questões sociais. “O intercâmbio pode ser uma experiência muito eficaz em todos os sentidos, já que temos a oportunidade de aprender outra maneira de ensino, outro enfoque, que certamente vai contribuir na nossa vida acadêmica futuramente. Participar de um intercâmbio é integrar de forma efetiva os estudos adquiridos, é a busca e troca de informação, é a produção recíproca de conhecimentos", afirmou.

Quando perguntada sobre a importância da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) nesse novo desafio, Maria Viviane destacou a formação humanitária; o senso de justiça e a ética profissional para manter um bom relacionamento jurídico. “O conhecimento adquirido na FDA pode me ajudar a integrar e familiarizar dentro do programa, já que vou estar diante de pessoas com perspectivas diferentes das minhas. Contudo, aprendemos no curso de Direito não apenas o mundo jurídico, mas também uma formação humanitária e uma percepção coletiva que nos conecta ao meio social. Além do mais, estudamos a aptidão para elaborar juízos de valores e interpretações através do exame de temas relevantes dentro do Direito como responsabilidade, senso de justiça e ética profissional”, destacou.