Estudante de Direito é aprovada no Programa Santander Top China

24/05/2013 10h43 - Atualizado em 09/09/2020 às 02h17

Na última terça-feira (21), foi realizada a segunda fase do Programa Santander Top China, na Assessoria de Intercâmbio. O curso de Direito com toda competência, teve a estudante Luanna Holanda aprovada para o Programa em 2013.

O curso de Direito não vinha sendo contemplado com a bolsa Top China, no entanto, o edital deste ano causou surpresa nos estudantes, e fez brotar o interesse por essa experiência acadêmica “Ao tomar conhecimento da seleção, procurei saber um pouco mais sobre o programa e percebi que o mesmo tinha grande afinidade com estudos que desenvolvi na FDA durante a execução de minha monografia final”, afirmou Luanna Holanda.

A oportunidade de vivenciar outras culturas e aprimorar seus conhecimentos, também foi fundamental para que Luanna participasse da seleção, “Vislumbrei a chance de vivenciar na graduação a oportunidade de uma especialização em matérias de meu interesse e aprimorar meu projeto podendo transformá-lo em algo maior após meu retorno, o que possivelmente me ajudará em futuras seleções de mestrado, que são meu maior interesse com o TOP CHINA” enfatizou.

Importância do Intercâmbio na sua vida Acadêmica

“Atualmente um profissional do direito, bem como de diversas outras áreas, não necessita apenas de conhecimentos técnicos objetivos relacionados ao seu ramo de atuação. É preciso expandir seus interesses e perceber o caráter interdisciplinar que maioria das ações profissionais desempenha hoje”, salientou Luanna Holanda.

Panorama Jurídico e Social

“A necessidade de compreender não só como nosso sistema jurídico funciona, mas ainda buscar em outros países mais desenvolvidos em certos temas as bases para modificações em nossas estruturas legais”, ressaltou.

Cursando o 9º período do curso de Direito, Luanna Holanda, destacou seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientada pelo professor Marcos Ehrhardt, “Passei a compreender melhor a importância dessas questões, vindo a tratar sobre o contato entre o Direito Civil e Ambiental, bem como o impacto dessas normas na sociedade. O interesse acerca das questões relacionadas ao ecossistema mostrou um novo horizonte que pode ser aprimorado ao longo da minha profissão e o TOP CHINA, ao tratar da Sustentabilidade e Gestão de Recursos Naturais é uma chance de enriquecer minhas pesquisas”.

O Intercâmbio também será oportuno para abranger os ramos do Direito Internacional e Ambiental, “são ramos que vem ganhando importância expressiva em nossa sociedade e que clamam por profissionais habilitados para que suas normas alcancem o sonhado nível da aplicabilidade em detrimento da simples existência”, enfatizou.

Faculdade de Direito de Alagoas: Decisiva na formação de qualidade

“Agradeço imensamente a equipe FDA/UFAL pela oportunidade e confiança depositada. Todo o conhecimento adquirido nestes anos na casa serão aproveitados e expostos durante minha participação no evento, especialmente matérias que valorizam a observação e interação social, além do respeito à cultura, como sociologia e antropologia. O operador do direito não é a elite que se distancia do mundo buscando impor poder, mas sim, que estamos interessados em participar do desenvolvimento nacional e da pesquisa por novas fontes de saber, no intuito de melhor regular a vida em sociedade”, afirmou Luanna Holanda.